Imagine a situação: você entra em uma loja de roupas querendo uma calça jeans. O vendedor te aborda usando terno e começa a falar de quão importante para a loja é escolher o melhor fornecedor. Depois de uns minutos de discurso – que não leva até sua calça – você se cansa e vai embora.

É exagerado, mas o exemplo retrata bem como muito visitante se sente entrando no site de uma empresa. Voltando ao exemplo da loja, o cliente pode não perceber, mas há um caminho ensaiado para ele percorrer: a abordagem do vendedor, levar o cliente ao provador, elogiar a peça no corpo, oferecer um complemento para compor o look e, por fim, levá-lo ao caixa e à porta da loja para se despedir são algumas práticas comuns.

A questão é: esse caminho também precisa ser pensado no mundo virtual. Só que muita empresa não pensa.

Como criar o caminho de marketing no meu site?

O primeiro passo é fazer benchmarking. Acesse sites dos concorrentes, tendo em mente esse caminho montado por toda loja. Perceba as informações que chegam até você nesse processo e anote tudo. Depois responda as perguntas abaixo sobre o seu site:

1) Minha linguagem está adequada ao perfil do meu cliente?
2) Meus produtos e/ou serviços estão bem explicados, bem como seus diferenciais e resultados?
3) Estou mostrando que outras pessoas que compraram de mim estão satisfeitas e recomendam?
4) O processo de compra é simples e confiável?
5) O layout é agradável, claro e direciona para os pontos que eu quero o cliente veja?

Com essas respostas e o benckmarking feito, agora é montar uma sugestão de caminho possível (pode fazer rascunhando no papel mesmo) e testar com pessoas próximas. Lembre-se de que essas informações precisam convergir para a venda.

Então a pergunta principal que você precisa responder sempre é: “quais informações meu prospect precisa saber para que ele compre de mim?”. E tenha em mente que a resposta pode mudar de tempos em tempos, então programa-se para refazer esse processo todo pelo menos duas vezes ao ano.

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