Qual é o papel que as redes sociais desempenham, hoje, na atividade jornalística? Desde o advento da internet, e, mais recentemente, com a explosão das diversas plataformas que compõem as redes sociais, o debate sobre o papel do jornalismo no mundo digital ganha fôlego.

As redes sociais são hoje uma fonte de informações bastante relevante, porém, não deverão substituir o jornalismo tradicional.  Trata-se de mais um canal de informação, com a particularidade de, diferentemente dos meios de comunicação de massa – rádio, TV e mídia impressa -, propiciar que o receptor seja também o emissor da mensagem.

O Digital News Report 2020, do Reuters Institute, considerado o estudo mais importante do mercado sobre consumo de notícias, apresenta números elevados sobre a penetração das redes sociais no Brasil. Pela primeira vez, desde que a pesquisa começou a ser feita em 2013, as redes sociais ultrapassaram a TV como principal fonte de informação dos brasileiros, com 67% contra 66%. Os meios online, que incluem também as redes sociais, contam com 87% da preferência, enquanto o impresso amarga a última posição com 23%. No Brasil, até o ano passado, 71% da população tinha acesso à internet, de acordo com o relatório.

Para quem lida com comunicação corporativa, as redes sociais como fonte de informação são, acima de tudo, grandes aliadas que devem ser consideradas com todo o seu potencial em uma estratégia de comunicação integrada. Afinal, pela primeira vez, temos uma mídia que dá o poder de emissor a quem sempre foi apenas o receptor da mensagem.

Para as empresas que desempenham papel relevante na sociedade e são fontes de boas informações, tal poder vale ouro. Em assessoria de imprensa, fazemos a ponte entre as corporações e os jornalistas para que a informação desemboque no maior número de receptores possível, a tão desejada opinião pública. Com as redes sociais, temos um novo caminho em que falamos diretamente com nosso público, sem os, digamos, “atravessadores” da grande mídia.

Porém, um meio não vai eliminar o outro, mas, sim, serão complementares na dinâmica da comunicação corporativa. Para uma pessoa física ou jurídica, a exposição em veículos tradicionais de comunicação confere credibilidade ao fato ou a pessoa, valor intangível e de extrema importância na atualidade, em que a ética e a governança são caminhos obrigatórios.

O uso adequado das redes sociais pode pavimentar este caminho. Na Lacomunica temos cases de clientes que têm uma dinâmica nas redes de hard news, ou seja, publicamos notícias que têm importância e relevância para a imprensa no dia a dia.

Desde a era do rádio, observamos o surgimento de novas mídias, e sempre o movimento de temor de que a atual suplante a anterior. Hoje, temos a convergência de todas elas em um único aparelho que carregamos, praticamente, como uma extensão de nossos corpos. A era digital traz um mundo de novas possibilidades e a certeza de que, seja qual for o meio, a boa informação terá seu devido espaço e influência.

 

 

Escrito por Vanessa Teixeira 

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