Quando pensamos em Instagram, uma das primeiras coisas que vem à cabeça são as famosas hashtags. Elas têm como função direcionar assuntos relacionados ao seu conteúdo ou segmento de atuação.

Essa “marcação” facilita que os usuários encontrem conteúdos de um determinado tema, como “#carros”, por exemplo. Todos que usarem com essa hashtag serão direcionados para publicações sobre o assunto.

Qualidade x Quantidade

É muito comum ver blocos de hashtags ao fim de cada publicação. Isso ajuda o conteúdo a ter um maior alcance entre os temas escolhidos e ajuda na divulgação do seu perfil. Entretanto, nem sempre essa prática pode ser considerada uma boa estratégia.

Assim como um produto ou serviço, o Instagram e todas as outras mídias digitais procuram atender o seu usuário de maneira eficaz e interessante. Isto é, apresentando o melhor conteúdo possível para que todos nós passemos mais tempo conectados e, consequentemente, vendo mais anúncios na rede social.

Cuidado com o shadowban

Desta forma, o Instagram passou a considerar o spam de hashtags na mesma publicação como uma forma de “trapaça” punindo os perfis com o shadowban, reduzindo drasticamente o alcance das publicações que utilizam essa estratégia para obter mais alcance sem pagar para a plataforma.

Há também outras formas de ser punido com shadowban. O uso repetitivo das mesmas hashtags pode ser um motivo da punição, ou até mesmo hashtags proibidas pelo Instagram, como o famoso “sextou”, que numa tradução para o inglês pode ser uma referência para “sexo para você”.

Escolha bem suas hashtags

O mais recomendado atualmente é escolher bem as suas hashtags. De cinco a seis são o suficiente para promover o seu conteúdo sem correr riscos. Além disso, é bom evitar o uso constante do mesmo grupo de hashtags. Tente diversificar sempre que possível, por mais que o seu negócio seja muito nichado.

Qual público você pretende atingir?

Outro fator que vale ser observado no uso das hashtags é que elas podem priorizar a entrega do seu conteúdo para usuários que não estão seguindo o seu perfil. De certa forma, isso é bastante positivo para aumentar o reconhecimento da sua marca, mas, por outro lado, elas deixam de entregar parcialmente para as pessoas que já seguem o seu perfil.

Portanto, na hora de fazer o uso das hashtags, observe bem qual é o conteúdo que você está publicando e para quem você quer entregar. Verifique também se você está utilizando as hashtags corretamente e se elas já foram utilizadas excessivamente em outros posts.

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