Entre 2010 e 2014, o mundo estava descobrindo uma das melhores formas de divulgar humor de forma simples e facilmente reprodutível: os rages memes, um conjunto de imagens mal desenhadas (era feita por qualquer um) que representavam visualmente alguma situação ou emoção. Com o tempo, esse formato foi abandonado por ter ficado velho e foi substituído por memes reais, como imagens de pessoas, fotos, mais próximas da realidade. Um exemplo desse espécime é o Scumbag Steve, conhecido por representar um pessoa detestável e babaca.

Agora, em pleno 2020, o meme deixou de ser um conteúdo meramente humorístico para ser a nova linguagem da web, preenchendo conversas e threads com seu poder de síntese. E aí entra uma parte importantíssima do sucesso inquestionável dos memes. Eles tem a capacidade de dizer muito com pouco. Um gif e uma imagem são “lidos” muito mais rapidamente do que uma parede de texto. Eles também indicam sintonia com a juventude, engajamento e atualidade.

O design é uma das áreas com maior expansão do século XXI. Nunca houveram tantos designers. A profissão acompanha esses novos tempos e sabe muito bem o que é a influência do meme como referência de símbolos. A utilização dele em campanhas publicitárias e em peças de design são formas de apresentar sua empresa como jovial, engajada e atenta as mudanças insanas que acontecem nas redes sociais.

Meme "stonks" - grafia errada da palavra "stocks" (ações em inglês) representa uma comemoração de uma situação vitoriosa ou de vantagem.
Meme “stonks” – adaptação da palavra “stocks” (ações em inglês) – representa uma comemoração de uma situação vitoriosa ou de vantagem.

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