O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do comércio online no Brasil. Só em 2019, em um contexto pré-pandemia, foram mais de 5,5 milhões de pedidos registrados em e-commerce, resultando em um faturamento de R$ 2,2 Bi para o setor (dados da Compre & Confie).

Mas, como está a data em um contexto pandêmico? Em 2020, as vendas online no Dia das Mães aumentaram 117% em relação ao ano anterior, chegando a 14,4 milhões de pedidos e um faturamento de R$ 5,7 Bi. E a estimativa é que 2021 mantenha esses números.

As categorias mais buscadas no último ano para presentes foram Moda e Acessórios (com 29,9% das procuras), seguido de Beleza (20,7%) e Eletrônicos e Informática (com 19,6%). No gráfico abaixo é possível ver todos os setores.

Outro dado interessante é que a procura pelos presentes começou a partir da 2ª quinzena de abril, devido a preocupação dos consumidores com o prazo de entrega dos produtos. Segundo o Relatório Dia do Consumidor 2020 da Socia Miner, 67,9% dos usuários tinham a intenção de comprar algo para o Dia das Mães quando pesquisaram em abril em e-commerces. Além disso, algo a se considerar é a presença dos desktops nessas compras online. A Social Miner detectou que 61,2% das compras em e-commerce no Dia das Mães em 2020 foram feitos em desktops e 38,8% no celular.

O que podemos aprender com esses dados?

a.  Dia das Mães é uma data que precisa estar na sua estratégia de comunicação independentemente do seu setor.

b.  Crie uma estratégia que antecipe sua campanha para fazer parte do processo desde o início e ser uma opção válida para o consumidor.

c.  As compras na data estão sendo feitas prioritariamente nos desktops. Não pense apenas no mobile first ou mobile only.

d.  Os setores de Viagem e Casa e Construção foram os mais afetados pela pandemia na data, não chegando a 1% das compras no período. A estratégia de venda nesse momento para empresas nesse segmento deve ser repensada para além do e-commerce.

E você, quais insights tem também com esses dados?

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