Para quem não é do ramo, em primeiro lugar vamos explicar o que é o release. A tradução literal é lançamento, mas em jornalismo refere-se ao texto em que a pauta será apresentada à mídia, com a intenção de cativar o jornalista para que ele se interesse em produzir a matéria. Muitas vezes, vemos nossos releases sendo publicados na íntegra, o que, convenhamos, não é nada mal.

Pois bem, como vimos, a natureza do release é lançar, apresentar uma ideia, portanto, a dica para produzir um release “emplacador”, ou seja, aquele que irá nos render inúmeros frutos (um clipping bem recheado no fim do mês) é ter um assunto novo, algo inédito e que tenha interesse para o público em geral, ou de determinado segmento. Este é o famoso “gancho” que os jornalistas sempre buscam para dar relevância às suas matérias.

Se o assunto é quente, a notícia é inédita e há interesse, metade do caminho já está pronto para emplacar o release. Aí é só seguir as técnicas de redação jornalística, que vale rememorar:

1) O título deverá ter um verbo, preferencialmente no presente.

2) As cinco perguntinhas básicas respondidas no lead: o que, quem, quando, onde e por quê.

3) Desenvolver o assunto no sublead (o segundo parágrafo) com uma explicação sucinta sobre a pauta, seguida de aspas dos porta-vozes, dados e números relevantes.

4) Revisar o texto para não deixar escapar nenhum errinho de português, conferir nomes e siglas.

5) Adicionar fotos (um release com foto sempre tem mais chance de emplacar).

6) Se o texto for muito extenso, utilizar entretítulos para não cansar a leitura.

7) Fechar com um boiler plate (informações básicas sobre a empresa)

8) Não esquecer de colocar os contatos da assessoria de imprensa.

E aí, alguém tem mais alguma dica para produzir um release “emplacador”?

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