Engajamento, número de seguidores, curtidas, impressões, CPM, CAC, ROI… o mundo da comunicação e do marketing digital são repletos de métricas, mas quais são as principais que devo me atentar? O top 3 para colocar uma lupa e olhar com muita atenção sempre que possível? Respondemos essa pergunta logo abaixo.

Primeiro, vale uma ressalva: o melhor comparativo com a sua métrica é sempre você mesmo. Analise mês a mês a sua evolução e vá estipulando metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais) para seu crescimento. Evite querer se comparar a todo o momento com outros perfis, principalmente os maiores, pois leva um bom tempo para crescer na internet. Além disso, o algoritmo das redes sociais vai mudando de acordo com o tamanho do perfil, e o público de cada nicho tende a reagir de forma diferente. Então, caso busque comparativos, analise alguém do seu nicho e com tamanho parecido, mas o ideal é focar em você mesmo.

Agora sim, vamos às principais métricas que você deve se atentar:

1) Engajamento

Não adianta ter muitos seguidores se eles não se engajam com suas postagens. Por isso, essa é, sem dúvidas, uma das métricas mais relevantes. Para chegar a esse indicador, siga a fórmula:

Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance

Exemplo: imagine um total de 184 reações em um post, com alcance de 8.774 pessoas, em um perfil que tem 3.100 seguidores. A taxa real de engajamento é: 184 / 8.774 = 0,0209 x 100 = 2,09%. Para saber o engajamento do perfil, some o total de interações do post no período analisado / alcance orgânico do perfil no mesmo período.

Lembre-se de que, quanto maior o perfil, menor tende a ser o engajamento.

2) ROI

ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento. Esta é uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com seus investimentos, principalmente na área de Marketing. Para calcular o ROI, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e dividir esse resultado também pelos custos.

A fórmula fica assim: (Receita – custos) / custos

Se o resultado for 0 ou negativo, isso quer dizer que você está perdendo dinheiro.

Uma sugestão é analisar o ROI de cada veículo individualmente, para saber qual está dando mais lucro ou prejuízo para a empresa.

3) CAC

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing e Vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.

A fórmula é essa: investimentos em marketing e vendas / número de clientes conquistados no período

É uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa. Não existe um valor exato que diz se o CAC está bom ou não. Vai do bom senso. É recomendável ter um valor médio que você estipule e tente mantê-lo ou diminuí-lo, para saber se os custos de aquisição estão muito elevados.

Tem curiosidade de conhecer as fórmulas de outras métricas? Conte nos comentários para que possamos fazer uma parte 2 desse conteúdo.

 

  Escrito por João Balbino – Marketing Digital da Lacomunica

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