Você sabe qual a importância do briefing? Todo projeto criativo, seja para o desenvolvimento de uma identidade visual, campanha publicitária ou até mesmo alguma peça digital, começa com um bom briefing.

O briefing é um documento criado para orientar o processo criativo de um projeto, com ele conseguimos captar a ideia desejada pelo cliente, a mensagem a ser transmitida e, principalmente, o resultado a ser alcançado. É uma das ferramentas essenciais para o planejamento das ações de comunicação e para o direcionamento do trabalho das equipes de design envolvidas.

Cada empresa pode desenvolver seu próprio modelo de briefing. E apesar de não ter uma forma específica, existem perguntas básicas que todo briefing deve responder:

· Qual o objetivo desta ação/projeto? >> campanha de vendas, campanha institucional

· Qual o mercado de atuação? >> quais os principais concorrentes, pontos fortes X pontos fracos, como está este mercado?

· Qual o público-alvo será atingido? >> perfil do consumidor

· Qual o problema a ser resolvido? >> movimentar o estoque, reconhecimento da marca

· Qual o prazo e o investimento? >> data final para a entrega do trabalho e o valor disponível para investimento

· Orientações gerais >> informações obrigatórias que devem constar, tom da comunicação do projeto, referências visuais

Mas de nada adianta um modelo ideal de briefing, sem um preenchimento detalhado. Quanto mais a informações o cliente oferecer, mais completo e assertivo será o projeto. O preenchimento normalmente costuma ser feito durante uma reunião (online ou presencial) ou por formulários.

Um briefing bem feito e com as informações corretas é importante porque inspira a criação, otimiza o tempo de execução do projeto, evita retrabalhos, alcança o objetivo esperado e garante a satisfação do cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *