O câncer de mama é um dos tipos de tumor mais frequente em mulheres no mundo. A estimativa é que foram 2,3 milhões de novos casos apenas em 2020, o que representa 24,5% de todos os casos novos de câncer em mulheres.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer de forma precoce aumenta significantemente as chances de cura: 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Para alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, no mês de outubro é celebrado o Outubro Rosa.

Mas, primeiro, o que é o Outubro Rosa?

É um movimento mundial que tem o objetivo de chamar a atenção de toda a população para a importância da prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa teve sua origem nos Estados Unidos, depois da morte de Susan G. Komen, a quem a irmã, Nancy, decidiu homenagear, orientando mulheres sobre os riscos e a prevenção da doença. E a forma encontrada por Nancy foi realizar uma corrida em 1982, onde o símbolo do movimento, o laço rosa, foi distribuído.

Como aconteceu em outubro, desde então, esse mês foi eleito para representar a causa, e ganhou visibilidade global. No Brasil, o movimento chegou em meados dos anos 2000.

Por que minha empresa deve se envolver? E como?

Além de aumentar a exposição da causa e ajudar as pessoas a terem mais possibilidade de cura, quando a empresa realmente se preocupa com seus trabalhadores e a comunidade, gera uma percepção positiva da marca. E isso colabora tanto para a saúde das pessoas que se relacionam com a empresa, quanto para o negócio em si.

Se estiver com pouco budget, sua empresa não precisa de grandes campanhas internas para abordar o Outubro Rosa. É possível fazer de forma simples.

Seguem abaixo 4 dicas (e 1 bônus):

1) Falar sobre o tema nos veículos internos

Conhecimento nunca é demais. E a intranet, newsletter e jornal mural são ótimos meios para abordar a campanha, a prevenção e estimular os colaboradores a falarem do Outubro Rosa em seus ciclos familiares e pessoais.

2) Palestra

É possível convidar profissionais de saúde, como médicos e psicólogos, ou mesmo pessoas que venceram a doença para promover uma conversa sobre o câncer de mama.

Em tempos de pandemia, o evento pode ser online e aberto a todos.

3) Mude as cores e decore a empresa

Modificar as cores do ambiente pode trazer impactos sutis e eficientes ao psicológico humano. É possível colocar laços e alguns elementos cor-de-rosa na decoração dos departamentos, banheiros, refeitório etc. Isso dará um toque especial aos ambientes e poderá ajudar os colaboradores a se lembrar de fazer a prevenção.

No ambiente online, é possível mudar o papel de parede, fundo de tela de reunião e outros elementos mais, como a própria logo da empresa.

4) Ajude uma ONG ou instituição que combate a causa

Existem vários centros de acolhimento a pacientes em tratamento de câncer de mama, além de hospitais que oferecem tratamento gratuito, mas precisam de ajuda financeira. Sua empresa pode se associar a essas instituições, comprometendo-se a disponibilizar itens de primeira necessidade, alimentos e outros recursos que estiverem ao alcance da companhia.

Bônus:

Se vestir de rosa Além das ações citadas, uma ação mais comum é incentivar o uso de blusas ou acessórios cor-de-rosa em um dia específico do mês ou da semana. O ideal é casar alguma ação citada anteriormente com o uso da roupa rosa, para que o sentido não se esvazie.

A sua empresa já faz ações relacionadas ao Outubro Rosa? Que tal compartilhar o seu case nas suas redes para aumentar ainda mais a corrente no próximo ano?

 

  Escrito por João Balbino – Marketing Digital da Lacomunica

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